Puma GTB 1980

Placa:

Fabricante:

Puma

Modelo:

Versão:

GTB

Cor:

Cinza

Potência do Motor Original:

V6

Suspensão:

Fixa

Suspensão (descrição):

Roda / Pneu:

  • Rodas originais da época aro 14
  • Pneus Hankook Dynamic RA03 245/60

Freios:

Som:

Alterações Potência do Motor:

Interna do Carro:

  • Bancos em couro
  • Modelo dos bancos esportivos, tipo concha
  • Volante esportivo
  • Forros de porta, teto e bancos cinza claro

Descrição:

Puma GTB 1980 V6

Um baita carro da época, muita potencia e luxuoso.

  • Puma GTB é um automóvel esportivo fabricado pela Puma e apresentado no Salão do Automóvel em 1973 com o nome de Puma GTO. Comercializado oficialmente a partir de 1974, como Puma GTB (sigla para Gran Turismo Brasil).

 

  • No final de 1971 a “Pequena Atrevida” como era conhecida a PUMA Veículos e Motores, balançou novamente o mercado Brasileiro de Automóveis, começou a testar um novo protótipo desenhado por Rino Malzoni ele foi batizado inicialmente de P8, este “novo” protótipo era conhecido na época como PUMA GTO e na fase de testes o novo carro rodou mais de 50 mil km e com um motor de opala 6 cilindros 3.8 litros, estava sendo aguardado pelos amantes da velocidade, não se tem notícias deste primero protótipo que provavelmente foi totalmente refeito, com o mesmo motor Chevrolet, porém com 4.100 cc, e foi apresentado no Salão do Automóvel de 1973 ainda com o nome de PUMA GTO (GTO: Gran Turismo Omologato – Sigla muito utilizada pela Pontiac e Ferrari), o novo modelo chamou muito a atenção do público que aprovou as linhas do novo esportivo tipicamente inspiradas nos esportivos americanos. Nesse Salão do Automóvel a PUMA Veículos e Motores recebeu cerca de 300 encomendas para o novo modelo que só entrou em fabricação regular apenas em 1974 já batizado de PUMA GTB (Gran Turismo Brasil), a sua produção inicial foi de 10 unidades por mês.

 

  • Curiosamente, em maio de 1974, já estava ponto um protótipo da pick-up GTB, que, no entanto, nunca foi construída em série e de cujo paradeiro não se sabe. 
  • O PUMA GTB era um carro esporte bonito e imponente, que tinha fila de espera para compra, pois o governo militar estrangulava cada vez mais a entrada de esportivos importados um número ainda maior de pedidos foi feito e deste modo, ocorreu um fenômeno interessante : Os PUMAS GTB já produzidos eram comercializados, no mercado de carros usados, a preços bem maiores que os praticados pela fábrica , pois estas unidades tinham lista de espera de mais de 1 ano, isso prova que o problema da PUMA Veículos e Motores não era de vender os seus carros mas sim produzi-los. 
  • A carroceria do PUMA GTB também era de plástico e fibra-de-vidro, com a frente bem longa e a traseira curta, cores metálicas, como prateado e dourado, eram as preferidas. Vidros verdes, bancos e volante esportivos faziam parte dos itens de série. 
  • Como o irmão menor, o PUMA GTB era ideal para duas pessoas (o espaço do banco traseiro podia ser utilizado apenas para pequenos percursos). O painel de instrumentos era bem completo e incluía conta-giros, voltímetro e termômetro do óleo. Vinha equipado com rodas exclusivas da PUMA e os pneus inéditos no mercado nacional, os Pirelli E70. 
  • O desempenho do PUMA GTB não era muito superior aos do Opala, Dodge Dart e Charger da época. E estes eram mais baratos que ele. Aliás, o PUMA GTB só custava menos que o Ford Landau, carro nacional mais caro e luxuoso da época. Um ano depois de seu lançamento chegaria um sério concorrente para o PUMA GTB, que foi o Maverick GT. A velocidade máxima do PUMA GTB era de 170 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos. As únicas mudanças sofridas até 1978 seriam na grade, conjunto ótico traseiro, a localização da placa traseira, emblemas e no motor, que passaria ao 250-S, com tuchos mecânicos em vez de hidráulicos e potência de 171 cv suficientes para 180 km/h.

 

Saiba mais, siga o nosso Instagram.

https://www.instagram.com/garagem55mooca/

Desafios do projeto:

Pessoas ou lojas que ajudaram no projeto:

Ano:

1980

Kilometragem:

Câmbio:

Manual

Combustível:

Gasolina

Essa tag ainda não foi liberada

Entre em contato
com a equipe

Descreva seu problema