A história das bicicletas Phillips
Para falar das bicicletas Phillips ou de qualquer marca de bicicleta inglesa vintage, temos que falar da Revolução industrial na Inglaterra no século 19.
Na região de Birmigham, Nothingam e coventry nasceu a industria, depois que James Watt em 1769 inventou a máquina a vapor, outro inventor inglês Richard Trevithick, em 1807 inventou a locomotiva a vapor e aí a Inglaterra passou a utilizar essa nova tecnologia em quase tudo, na industria das ferrovias, na industria naval, na industria têxtil, na industria do vidro, cerâmica, na indústria metalúrgica fabricando talheres, ferramentas e todo tipo de utensílios para todas as finalidades, na industria de alimentação e etc., até a imprensa era movida a vapor. As fábricas desenvolveram tecnologias muito avançadas para a época.
Os pubs e cafés fervilhavam de idéias e projetos de empreendedorismo. O poder industrial e a capacidade inventiva eram tantas que muitas empresas alemãs abriram filiais na região (algumas começaram lá) e levaram seus engenheiros e gênios inventores para criar e melhorar o que seria o celeiro industrial do mundo até o século seguinte. Dentro desse contexto inserem-se as fábricas de bicicletas, naquela época as ruas daquelas cidades eram pavimentadas para facilitar o escoamento de produtos para as estações ferroviárias e portos, facilitando também o uso de bicicletas pelos trabalhadores na sua locomoção diária, isso explica porque muitas fábricas de produtos de aço se arriscaram na produção de bicicletas ou peças e porque não dizer dos muitos aventureiros que realizaram seus sonhos aproveitando a revolução industrial.
Em 1868 Walter Phillips que gostava de andar de bicicletas juntou-se a Henry Clark que possuía uma empresa para fabricação de rodas, a companhia Ciclo Cogent. Em 1869 Walter Phillips muito interessado nas novidades que surgiam para os ciclos associou-se a George Price para desenvolver aquela industria e fabricar bicicletas mais seguras e que prometiam sucesso de vendas, era a febre do momento, os modelos antigos de bicicletas causavam muitos acidentes graves. Recentemente surgira o pneumático, novos pedais, novos freios e etc., era a hora de produzir. Contudo era necessário um engenheiro capaz de garantir a qualificação do produto, projetando e solucionando todos os problemas que poderiam surgir, e dessa forma os sócios convidaram Daniel Rudge que imediatamente aceitou o desafio e passaram a produzir um velocípede de roda alta projetado por Phillips em uma pequena oficina registrada como fábrica com o nome de Rudge ciclos que ficava nos fundos de uma loja que pertencia a Daniel Rudge, chamada Tiger Inn. NOTA: A partir daqui existe uma lacuna no tempo sobre informações a respeito de Walter que vai até 1892.
Em 1892 JA Phillips (?) e EW Bohle fundaram na Newhall Street, em St. Paul, a Phillips Cicles Ltd dirigida por Tom Winsper, e fabricavam apenas pedais, em 1908 a Phillips comprou as instalações da fábrica de tubos sem costura Credenda que ficava na Bridge Street, Smethiwick, em Birmingham e mudou-se para lá, agora com o nome JA Phillips & Co. Ltd., fabricante de bicicletas e componentes. Em 1919 se fundiu com outras quatro empresas para formar o grupo Investments Metro. Em 1920 a Tube Investments anunciou que era dona do grupo investments Metro e conseqüentemente da fábrica Phillips, dessa data até o início dos anos 30 a Phillips parecia não participar do grupo TI, funcionava a todo vapor, agora produzindo todo tipo de peças com a sua marca, inclusive quadros que fornecia para o mercado interno, já concorrendo com a Hércules e com a grande Raleigh. Em 1936 a Phillips já exportava os pacotes de peças, chamados “Kits frame cicles”, era dessa forma que as bikes foram distribuídas a partir de 1946 pelo mundo inclusive o Brasil, para serem montadas no país de destino.
Durante a 2 ª Guerra Mundial, a Phillips parou de produzir bicicletas e passou a fabricar munições, produzindo grandes quantidades de Conchas (Shell, era como os ingleses chamavam os obuses ou balas para os canhões menores) mais de 80 milhões de unidades, minas contra blindados, granadas, minas terrestres e peças de aeronaves, em 1945 foi feita a remontagem do parque industrial e então voltou a fabricar bicicletas. Em 1949, a empresa, até então uma subsidiária da tubo Investments Ltd., empregava cerca de 2.000 pessoas na fábrica Credenda Works que funcionou até 1971. Em 1952 a empresa volta a chamar-se Phillips cicles Ltda.
Em 1959 a Phillips lançou uma pequena motocicleta chamada Panda com um motor de 50 cc. A partir da déc. de 60 a Raleigh que participava do grupo TI, assumiu o controle da Phillips. No álbum Historia da Bicicleta Raleigh está a continuação da historia da marca Phillips e de outras marcas.
Alguns modelos famosos da Phillips estão nas fotos.