Caloi Barra Forte Pescoço de Ganso – 1982
Em 1982, ano em que a Monark fez uma grande mudança em toda a sua linha, inclusive na Barra Circular, a Caloi mudou totalmente a configuração da Barra Forte, criando a popular pescoço de ganso. O top tube fazia um “S” se estendendo próximo da linha do meio do quadro, um tubo mais fino seguia em paralelo com outro, fazendo um “U”, com uma suave curva descendente, se estendia acima, onde entre eles foi acondicionado um estofamento. O Banco da patroa. Apresentava 3 versões de acabamento: L, S e SL, esta última a mais bem equipada.
A ideia era realmente boa, fazia todo o sentido, pois boa parte dos donos de Barra Circular levavam suas “patroas” na garupa ou no meio do quadro mesmo, de modo desconfortável. Porém, a história mostra que o brasileiro da época não demostrou grande empatia pelo modelo.
Em 1985 a Caloi torna a mudar tudo na linha. Duas novas versões da Barra Forte são apresentadas a GL, herdeira direta da antiga SL (pescoço de ganso) e a Tur, uma espécie de Barra Circular sem o circulo no centro. Era um ensaio da Caloi para uma versão futura ainda mais “semelhante” a rival.
O Design da GL era mais agradável que o da sua antecessora, preservando o bonito e prático assento no centro do quadro. Só que agora o top tube era onde o assento de localizava, os tubos mais finos agora eram dispostos lateralmente, fazendo um “U” na parte dianteira e se unindo no tubo central. Na extremidade dianteira destes tubos a Caloi colocou um circulo plástico, bem bonito, em cada uma destas peças tubulares, dando um resultado bastante agradável.
A Caloi lutou bastante para emplacar sua Barra Forte. Uma destas suas tentativas foi justamente desenvolver uma estratégia de marketing, para impulsionar as vendas da configuração Tur, que não decolava (parecia que faltava algo). Uma solução foi criar uma versão comemorativa, a Beto Carrero, personagem que fez grande sucesso nos anos 80.
Posteriormente versões de acabamento foram sendo criadas, como XT, XL7 e XL8. Para lamas cromados, novos tons de cores, mas nada trazia resultados relevantes nas vendas. Uma pena, pois eram excelentes bicicletas.