Suspensão dianteira
Tipo: Garfo Telescópico invertido com regulagem de retorno, compressão e pré-carga
Diâmetro da haste: 50 mm (1.97 in.)
Curso sobre o eixo da perna: 120 mm (4.72 in.)
Suspensão traseira
Tipo: Progressiva, amortecedor único com recuperação e compressão (alta velocidade / baixa velocidade) ajuste de amortecimento e pré-carga da mola
Braço oscilante de um só lado: Liga de alumínio
Curso da roda: 120 mm (4.72 in.)
Rodas
Dianteira: Liga de alumínio forjado 3,50 x 17
Traseira: Liga de alumínio forjado 6.00 x 17
Pneus
Dianteiro: 120/70 ZR 17 M/C (58 W)
Traseiro: 190/55 ZR 17 M/C (75 W)
Freio dianteiro: Duplo disco flutuante com 320 milímetros (12,6 polegadas) de diâmetro, com fita de aço de frenagem e flange de alumínio
Pinça do freio dianteiro: Tipo radial, peça única com 4 pistões 34 mm (1,34 polegadas)
Freio traseiro: Disco de aço único com 210 mm (8,27 polegadas) de diâmetro
Pinça do freio traseiro: Com 4 pistões 25,4 mm (1,00 polegadas)
AGUSTA MV AGUSTA/F4 1000R 2012
A MV Agusta F4 é uma moto esportiva de quatro cilindros em linha fabricada pela MV Agusta de 1999 a 2018. [1] [2] Foi a motocicleta que lançou a ressurreição da marca em 1998. A F4 foi criada pelo designer de motocicletas Massimo Tamburini no CRC (Cagiva Research Center), seguindo seu trabalho na Ducati 916 . O F4 tem um braço oscilante unilateral , garfos dianteiros de grande diâmetro (49 ou 50 mm (1,9 ou 2,0 pol.)) e tradicional pintura vermelha e prateada MV Agusta. O motor F4 também é uma das poucas superbikes de produção a ter um design de câmara de cabeçote hemisférico com 4 válvulas por cilindro .
Motor
O motor F4 é um motor de quatro cilindros em linha com refrigeração líquida e quatro tempos definido ao longo do chassi com duas árvores de cames no cabeçote ( DOHC ), 16 válvulas ‘radiais’, injeção eletrônica de combustível multiponto e ignição eletrônica de descarga por indução com cilindrada do motor de 749,5 cc (45,74 cu pol.), 998 cc (60,9 pol. Cúbicos) e 1.078 cc (65,8 pol. Cúbicos). O motor foi derivado do motor Ferrari Fórmula 1 de 1990-1992 . No início do processo de design, os engenheiros da Ferrari ajudaram no desenvolvimento do motor. MV (Cagiva na época) rapidamente se desviou do design da Ferrari, mas manteve uma característica importante, as válvulas radiais. O motor F4 é único no sentido de que é o único motor de motocicleta com válvula radial produzido recentemente.
Transbordando tecnologia, o piloto conta com o auxílio de um belo e completo painel de instrumentos, plenamente digital, além de diversos sistemas como controle de tração, controle de potência (mapeamento de injeção), entre outros componentes que aliados à uma estrutura com peso muito bem distribuído, praticamente 50/50% para dianteira e traseira, resultam em uma moto segura e de ciclística impressionante.
Sua suspensão traseira em monobraço, fornece bastante conforto e firmeza. Fiquei muito impressionado com o fantástico desempenho em curvas, tanto de alta quanto de baixa velocidade, provendo enorme segurança e forte limite de inclinação.
Um tanque de 17 litros e consumo médio de 10,5 quilômetros por litros, proporcionam autonomia razoável, exigindo apenas uma atenção maior em trajetos mais longos.
Mas nem tudo é perfeito e a F4 deixa um pouco a desejar no que diz respeito à ergonomia, pois a posição de pilotagem é extremamente agressiva, projetando o corpo do piloto para frente e o obrigando a curvar demais o pescoço para trás. Dependendo da sua estatura o condutor tende a sofrer com maior ou menor intensidade, mas na prática todos acabam sendo afetados. Outro fator que para alguns também pode soar negativamente é a ausência de freios ABS, mas há previsão de inclusão do sistema nos modelos a partir de 2014.
Um ponto bastante marcante na máquina é seu design, que mescla linhas minimalistas e agressivas, dando um aspecto de requinte e grande esportividade, resultando em uma verdadeira obra de arte. Destaco o primoroso conjunto de escapamentos, milimetricamente projetado e integrado com a rabeta da moto, assim como seu conjunto ótimo muito bem desenhado e com alta qualidade de luminância.
A marca italiana caprichou nos mínimos detalhes que vão desde o logotipo MV Agusta gravado nas pedaleiras até um belíssimo kit com manual, certificado, chave reserva e outros itens que é entregue ao novo proprietário desta incrível máquina.
Assim como a MV Agusta Brutale, a “irmã” naked, que também já tive o prazer de avaliar, a F4 não é importada, é montada pela fábrica da Dafra em Manaus (AM) aqui no Brasil, que é o primeiro país fora da Itália a ter uma linha de montagem da marca.
O preço sugerido pela fábrica é de R$68.000,00, mas no período em que estive compondo a matéria a fábrica lançou uma campanha especial em que a F4 modelo 2012 está sendo comercializada a R$59.900,00. Um belíssimo desconto para quem quiser adquiri-la. E o feliz proprietário poderá escolher entre as duas combinações de cores: vermelho/prata metálico e preto brilhante/preto fosco.
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