SUZUKI GSX 1300 R Hayabusa 1999
A Suzuki GSX1300R Hayabusa é uma motocicleta esportiva fabricada pela Suzuki desde 1999. Ela imediatamente foi aclamada como a motocicleta de produção mais rápida do mundo , com velocidade máxima de 303 a 312 km/h (188 a 194 mph).
Em 1999, os temores de uma reação regulatória europeia ou proibição de importação levaram a um acordo informal entre os fabricantes japoneses e europeus para controlar a velocidade máxima de suas motocicletas em um limite arbitrário começando no final 2000. O valor relatado pela mídia para o acordo de velocidade em milhas por hora foi consistentemente de 186 mph, enquanto em quilômetros por hora variou de 299 a 303 km/h, o que é típico devido a erros de arredondamento de conversão de unidades . Este valor também pode ser afetado por uma série de fatores externos, assim como os valores de potência e torque.
As condições sob as quais esta limitação foi adotada fizeram com que o título da Hayabusa de 1999 e 2000
que a tão esperada Kawasaki Ninja ZX-12R de 2000 caiu 6 km/h (4 mph) antes de reivindicar o título, a Hayabusa garantiu seu lugar como a bicicleta de produção padrão mais rápida de o século 20. Isso dá aos modelos irrestritos de 1999 ainda mais prestígio entre os colecionadores.
Além da sua velocidade, a Hayabusa tem sido elogiada por muitos críticos pelo seu desempenho geral, na medida em que não compromete drasticamente outras qualidades como manuseamento, conforto, fiabilidade, ruído, economia de combustível ou preço na procura de uma única função. Jay Koblenz do Motorcycle Consumer News comentou: “Se você acha que a capacidade de uma motocicleta se aproximar de 190 mph ou atingir 400 metros em menos de 10 segundos é, na melhor das hipóteses, frívola e, na pior, ofensiva, isso ainda continua sendo uma motocicleta digna de apenas consideração. A Hayabusa é a velocidade em toda a sua glória. Mas a velocidade não é tudo o que a Hayabusa é.”
Primeira geração (1999–2007)
Quando apresentados à imprensa pela primeira vez em 1999, os primeiros Hayabusas causaram uma profunda impressão. Nenhuma motocicleta anterior quebrou o recorde de velocidade máxima do modelo de produção por tal margem, 16 a 23 km/h (10 a 14 mph), dependendo de quais velocidades medidas a fonte estava confiando para o CBR1100XX e o GSX-1300R .
Hayabusa (隼) significa ” falcão peregrino ” em japonês, um pássaro que muitas vezes serve como metáfora para velocidade devido ao seu mergulho de caça vertical, ou inclinação , velocidade de 290 a 325 km/h (180 a 202 mph), o mais rápido de qualquer pássaro. Em particular, a escolha do nome foi feita porque o falcão peregrino ataca melros , o que refletia a intenção da Hayabusa original de destronar a Honda CBR1100XX Super Blackbird como a motocicleta de produção mais rápida do mundo. Eventualmente, a Hayabusa conseguiu ultrapassar o Super Blackbird em pelo menos 16 km/h (10 mph).
A primeira geração tinha um motor 4 em linha de 1.299 cc (79,3 cu in) com refrigeração líquida e dezesseis válvulas acionadas por árvores de comando duplas no cabeçote . Esta configuração, tecnologicamente normal para a época, forneceu um recorde reivindicado de 129 kW (173 cv) no virabrequim em virtude do maior deslocamento já feito em uma bicicleta esportiva e um sistema de ar comprimido que forçava ar frio e pressurizado para dentro dos cilindros em velocidade. Combinado com uma aerodinâmica sofisticada, este poderoso motor elevou a velocidade máxima da Hayabusa acima da Honda CBR1100XX Blackbird em um salto significativo, contrastando com os ganhos incrementais que precederam a entrada hiperesportiva da Suzuki. O CBR1100XX com carburador de 1997 havia ultrapassado apenas o detentor do recorde anterior de velocidade máxima, o Kawasaki Ninja ZX-11 de 1990.
A abundância de potência da Hayabusa em qualquer rotação do motor tornou a Hayabusa mais fácil de pilotar, dando ao piloto uma maior escolha de marcha para uma determinada velocidade e aceleração impressionante.
Os dutos de ar na frente do nariz arredondado e caído comprimiam a área frontal para longe do farol, e isso, junto com a necessidade de uma área frontal estreita, exigia um farol empilhado e farol alto atrás de uma única lente. Além disso, a necessidade de reduzir o arrasto extremo encontrado em altas velocidades determinou todo o design bulboso e muito criticado da carroceria da Hayabusa. Koblenz observou: “o estilo não tradicional gera a principal controvérsia da Hayabusa.” Quando vista pelos olhos de quem julgava sua beleza com base em sua funcionalidade, ou com um pouco de tempo para se acostumar, o visual da moto encontrou admiradores. O impressionante esquema de pintura em dois tons marrom/prata foi igualmente amado por alguns e odiado por outros, mas foi bem-sucedido se a intenção de um produto carro-chefe totalmente novo fosse fazer uma declaração ousada. Portanto, embora tenha sido chamado de feio por alguns na imprensa, esse formato aerodinâmico foi a chave para a capacidade da Hayabusa de atingir velocidades recordes.
Refletindo em 2009 sobre o design inicial, o criador do visual da Hayabusa, Koji Yoshirua da Suzuki , disse que a intenção em 1999 era “criar um design um tanto grotesco e criar um forte impacto inicial… A missão era criar um total novo estilo que não ficará desatualizado dentro de alguns anos, e um estilo que será a ‘cara’ da Suzuki.” Yoshirua também disse que o objetivo não era alcançar o status de motocicleta de produção mais rápida, que nos estágios iniciais estava programada para ter apenas 900 a 1.100 cc (55 a 67 cu in), mas que, “como consequência de, perseguir o melhor dirigibilidade, aceleração, segurança, potência, habilidade de pilotagem, estilo original, etc., para o bem dos clientes, tornou-se a ‘motocicleta de produção mais rápida’… Ao fazer isso, uma vez que o modelo foi lançado no mercado e o desempenho de foi provado, pensei que as pessoas começariam a mostrar interesse pelo design estranho, e então o design ficaria gravado na mente das pessoas.”
O motor utilizava um contrabalanceador acionado por engrenagem para reduzir a vibração a ponto de o motor poder ser solidamente montado no chassi, com o objetivo de aumentar a rigidez do chassi. Empregando um quadro convencional de viga dupla, garfos invertidos totalmente ajustáveis , usando pneus Bridgestone especialmente desenvolvidos e sendo relativamente leve, pesando 215 kg (473 lb) a seco, o manuseio da Hayabusa foi considerado excelente para uma máquina desta classe. Um revisor, Koblenz, notou uma hesitação talvez relacionada ao mapeamento deficiente de baixas rotações em baixas velocidades, perceptível como uma “pausa e leve guinada” ao acelerar e desacelerar.
Velocidade máxima limitada por acordo
Com rumores e anúncios de pré-lançamento de um poder muito maior na Ninja ZX-12R da Kawasaki em 2000, claramente tentando derrubar a Suzuki e recuperar o lucrativo direito de se gabar, a guerra de velocidade parecia estar aumentando. Havia receios crescentes de carnificina e caos devido às motocicletas ficarem escandalosamente mais rápidas a cada ano, e falava-se em regulamentar as motocicletas hiperesportivas ou em proibir a sua importação para a Europa.
A resposta foi um chamado acordo de cavalheiros entre os fabricantes japoneses e europeus para limitar eletronicamente a velocidade de suas motocicletas a 300 km/h (186 mph). O acordo informal entrou totalmente em vigor para o ano modelo de 2001. Portanto, para os modelos de 2001, e desde então, a questão de qual bicicleta era mais rápida só poderia ser respondida alterando o sistema de limite de velocidade, o que significa que não era mais uma competição entre estoque , motocicletas de produção, absolvendo o fabricante da culpa e deixando que aqueles que não são tão rápidos evitem perder prestígio. Tanto a Kawasaki quanto a Suzuki afirmariam, pelo menos tecnicamente, ter a motocicleta de produção mais rápida do mundo.
Outros desenvolvimentos
Após a inclusão do sistema de limitação de velocidade em 2001, a Hayabusa permaneceu substancialmente a mesma durante o ano modelo de 2007. Uma exceção foi uma resposta ao problema do chassi auxiliar traseiro de alumínio nos modelos de 1999 e 2000 quebrando quando a moto pode ter sido sobrecarregada com um passageiro e bagagem, e/ou estressada por uma modificação do escapamento de reposição, então 2001 e posteriores Hayabusas tinham um aço em vez do chassi auxiliar traseiro de alumínio, adicionando 10 lb (4,5 kg) ao peso úmido de aproximadamente 250 kg (550 lb) dos modelos de 1999 e 2000.
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