Caloi Cross Freestyle – 1986
NASCIMENTO DO BMX NO BRASIL
O Bicicross ou BMX (Bicycle Motocross, onde, segundo a lenda, a letra “X” fazia alusão ao cruzamento da categoria Motocross e a bicicleta) nasce, segundo muitos, nos Estados Unidos, entre os anos 60 e 70, porém outros acreditam que nasceu em 1958, na Holanda.
No Brasil o esporte nasce pelas mãos da Monark, em 1978, com o lançamento da sua BMX.
A Empresa investiu pesado neste lançamento, que inaugurava o segmento, criando pistas, patrocinando eventos e criando uma Equipe. No dia 03 de Julho de 1978, Orlando Camacho, com grande experiência em competições de ciclismo e vários títulos conquistados, foi convidado pela Monark para chefiar a primeira Equipe de Bicicross Racing da América do Sul. Camacho convidou garotos do bairro da Mooca, em São Paulo, para participarem da Equipe. Na mesma época a Monark criou uma bicicleta especialmente desenhada para a prática do esporte, que ganhou o nome de BMX.
O sucesso foi instantâneo e a Monark conseguia ser a protagonista deste segmento por por 3 anos, dentre os fabricantes nacionais, pois muitas bicicletas importadas, tais como: Schwinn, Redline, Haro e GT, desembarcaram por aqui pelas mãos de ciclistas profissionais da categoria.
O NASCIMENTO DA CALOICROSS
Após sentir o golpe, a Caloi tardiamente resolve lançar o seu modelo, em 1981, conhecida como Caloicross 1, onde muitos acreditam ter este nome em função do número “1” que vinha na placa frontal da bicicleta.
A Caloicross 1 foi inspirada na americana Mongoose, porém era muito pesada e pouco prática para o uso do bicicross. Sabendo desta deficiência, a Caloi resolve investir pesado em propaganda. E deu certo. Num programa recém lançado pela Rede Globo – “Geração 80” – a marca patrocinava e ainda colocava ciclistas pedalando em pistas dentro do próprio programa o tempo todo.
Entretanto, somente investimentos em publicidade já não davam para diminuir a distância da Caloicross da sua principal concorrente nacional, que na ocasião já contava com o modelo BMX Pantera Superstar. A Caloi mais uma vez sai mundo afora para buscar “inspiração” para o revitalizar sua Cross.Para o ano de 1986 muitas mudanças para a Caloicross. Chega ao fim o modelo “Extra”, dando lugar ao modelo “Freestyle” e AeroFree”. A Freestyle conta com algumas peças do antigo modelo Light, mas com quadro em Chromoly, no modelo Freestyle light.
Este foi um dos últimos modelos de qualidade feitos pela Caloi. Nos anos seguintes a qualidade de seus componentes, que outrora eram em alumínio, foram dando lugar a peças feitas de ferro.
No ano de 1987 saiu sem grandes alterações, porém as mudanças maiores viriam na própria Caloi. Começava a despontar no cenário mundial uma nova categoria no ciclismo: o Montain bike. Daí, tanto a Caloi quanto a Monark, colocaram seus holofotes virados para este novo segmento, deixando um pouco de lado as suas cross de aros 20″.
Aos poucos a Caloicross vai passando de protagonista a coadjuvante da marca, que na ocasião consolida sua expansão no mercado internacional, inaugurando fábricas na Bolívia e nos Estados Unidos. O foco da Empresa agora, mais do que nunca, são as Montain bikes, com lançamentos de peso, como a série Andes team, bicicletas de auto nível.